sábado, 26 de maio de 2012

Dicas de pintura country

Dicas de Pintura Country - Termos Técnicos e Seus Significados (Prof. Giovana Hotta Giordanie algumas minhas, hehe) 1-CHAPISCADO OU RESPINGADO: escova de dentes velha Abasteça a escova de dentes levemente umedecida na tinta, coloque bem na ponta. Direcione a ponta da escova para a área a ser chapiscada, a uma distancia de aproximadamente 20 cm. Puxe o dedo indicador ao longo das cerdas promovendo um respingado de tinta sobre a peça. Proteja as áreas que não deseja respingar com papel, toalha ou stencil. PÁTINA SECA OU FALSA PÁTINA: Pincel chato seco Passe a tinta pura na área que deseja fazer a pátina, e rapidamente com uma esponjinha de lavar louça daquela de duas cores, na parte verde passe na região preenchida, vão ficar riscos que imitam uma pátina. SOMBRA E LUZ: após a pintura completa do desenho, inclusive detalhes e estampas, é o momento de dar volume às figuras com sombra e luz. Para se obter volume precisamos ter pelo menos três valores da cor em questão. Então se tivermos um azul médio usaremos um azul mais claro para a luz e um mais escuro para a sombra. Existe uma regra fácil que não me canso de explicar: tudo que está embaixo ou atrás recebe sombra e o que estiver no lado contrário recebe luz. Esta regrinha serve somente para pintura básica, tendo como objetivo separar os elementos. SOMBRA E LUZ SECA: Pincel redondo seco ( não adicione água de nenhuma forma ou a técnica não funcionará) Carregue o pincel com a tinta. Em uma folha de papel toalha retire o excesso girando o pincel em movimentos de vai-e-vem até o pincel ficar seco, mas ainda sujo da tinta. Vá para a peça, em movimentos suaves e circulares iniciando do centro e indo para fora , com o pincel quase deitado e faça a luz ou sombra desejada. CARGA LATERAL OU FLOTAÇÃO: Pincel chanfrado ou angular Hidrate muito bem o pincel antes de começar a trabalhar. Retire o excesso de água na parede do tanquinho. Abasteça a lateral do ângulo maior do pincel com um pouco da tinta. Faça a mistura para flutuação da cor no pincel com movimentos de vai-e-vem no azulejo até que a cor ganhe um degradê suave. Caso o azulejo fique muito borrado, significa que ficou muita água no pincel ou se no lugar do degradê ficar uma faixa contínua, significa que o pincel estava muito seco. Nestes casos lave o pincel e recomece. Não deixe a mistura ultrapassar os 2/3 do pincel. Só assim trabalhe na peça, para sombrear ou iluminar, pinte suavemente. Sempre que precisar reforçar a carga lateral espere secar. IMPORTANTE: A sombra e luz deve manter a transparência. PINTURA AQUARELADA OU ´´LAVADO`` Carregue o pincel com água e misture a tinta aos poucos até obter uma mistura suave e bem aguada. Retire o excesso no próprio azulejo e pinte suavemente a área escolhida. XADREZ Com um pincel liner ou flat no tamanho da listra desejada, carregue com a tinta bem diluída em água, no azulejo. Retire o excesso. Vá para a peça, deslizando o pincel primeiro na horizontal. Deixe secar e faça as listras na vertical cruzando as pinceladas. Procure seguir a distância entre uma e outra para que seu xadrez não fique desigual. Para o xadrez, os pincéis liner ou flat, com cerdas mais longas são melhores, pois permitem pintar uma área maior sem necessidade de recarregá-los. DICAS - Pinte sempre no sentido de cima para baixo, de forma que, ao apoiar a mão sobre a peça, não haja risco de manchar o trabalho. - Faxina: Para limpar as bordas sujas ao redor dos desenhos utilizo o pincel chanfrado, com uma flotação mais densa, usando a cor de base ao redor dos elementos do desenho que necessitam de limpeza. - Procure variar as cores das tintas empregadas, evitando dar aos seus trabalhos tons muito repetitivos. - Não deixe de tirar partido das principais datas do ano, como Dia das Crianças, das Mães, dos Pais, Páscoa e Natal. O capricho na pintura , o bom acabamento, a criteriosa escolha das cores são fundamentais nesse tipo de trabalho, alie estas informações à muita prática, vontade de aprender, pesquisa e paciência. Lembre-se que experiência não pode ser ensinada.

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